Alessandra Isolani - Arquitetura

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Panificadora

Hoje finalizei as imagens em 3D do projeto de reforma de uma panificadora na Av. Sete de Setembro.
Os dois objetivos principais foram a ampliação da área de atendimento e a atualização de toda a "carinha" da loja, incluindo novo desenho de móveis, expositores, pisos, entre outros, trazendo um novo astral para a loja.
  

ANTES


PROJETO

PROJETO



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Casa da Música

Sim, os assuntos são dos mais variados, mas com certeza, os meus preferidos.
Sempre que puder, postarei algumas fotos de lugares e obras que me impressionam e emocionam, além de artigos e novidades.
Hoje vou escrever um pouquinho de um edifício que visitei, que por sinal, dá pra encher os olhos. A Casa da Musica.



A Casa da Música é a principal sala de concertos do Porto, em Portugal.
Foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 (Porto 2001), no entanto, a construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade.



A Casa da Música foi construída junto a um dos principais eixos de tráfego do centro da cidade, a Rotunda da Boavista. O lugar onde está atualmente o edifício era usado para recolha e reparação dos carros elétricos que circulavam pela cidade do Porto.
O custo inicial previsto para a construção, excluindo o valor dos terrenos, era de 33 milhões de euros, acabando por custar 111,2 milhões de euros e ficando concluída quatro anos depois do prazo inicial previsto.
Em julho de 1999, quando arrancaram os trabalhos preparatórios, o objetivo oficial ainda era o de que a Casa da Música abrisse as portas em dezembro de 2001, a tempo de coincidir com o final da Capital Europeia da Cultura. Acabou por ser inaugurada em abril de 2005, mas os trabalhos só foram formalmente encerrados em maio do ano seguinte.
A construção do edifício trouxe novos desafios à engenharia, de maneira a conseguir a forma geométrica ímpar que o edifício tem. Os trabalhos de engenharia estiveram a cargo das empresas Ove Arup em Londres em conjunto com Afassociados, no Porto.



A arquitetura do edifício foi aclamada internacionalmente. Nicolai Ouroussoff, crítico de arquitetura do New York Times, classificou-o como “o projeto mais atraente que o arquiteto Rem Koolhaas já alguma vez construiu” e como “um edifício cujo ardor intelectual está combinado com a sua beleza sensual”. Compara-o também “ao exuberante projeto” do Museu Guggenheim Bilbao do arquiteto Frank Gehry em Bilbao, Espanha. “Olhando apenas o aspecto original do edifício, verifica-se que esta é uma das mais importantes salas de espetáculos construída nos últimos 100 anos”, comparando-o à sala de espetáculos de Walt Disney, em Los Angeles e ao auditório da "Berlim Philharmonic".